O Brasil é o campeão em ações trabalhistas – entenda o porquê
O Brasil está entre os países que têm o maior número de causas trabalhistas. Isso se dá por vários motivos, e um dos principais é a falta de gestão.
Com a reforma trabalhista de 2017, esse número diminuiu um pouco, mas logo depois veio a pandemia e a crise financeira, acarretando o fechamento de muitas empresas. Muitas pessoas foram demitidas sem justa causa, como também as empresas descumpriam a legislação já existente e as normas temporárias editadas para o enfrentamento da crise.
Como consequência, houve redução de jornada e salário, suspensão do contrato de trabalho, não cumprimento de normas sanitárias, tutelas emergenciais para manutenção dos empregos, pedidos de reconhecimento de doenças ocupacionais, entre outras situações.
Nesse sentido, visando fortalecer o setor de Gestão de Pessoas, está a importância da implantação de um programa de proteção, ou seja, o Compliance, que pode atuar diretamente nas atividades ligadas à legislação trabalhista.
Além disso, também “amplia-se para uma gestão empresarial ética e sustentável, de forma a não suprimir nenhum direito trabalhista e criar um ambiente saudável para o trabalhador e, que gere prosperidade para a empresa”. O Compliance pode influenciar também na maneira como cada colaborador deve se portar diante de seus relacionamentos no trabalho.
Quer saber mais sobre o Compliance? Entre em contato conosco!